Câmara homenageia Benedita da Silva com nome de praça em Londrina



 
Apresentado pela vereadora Mara Boca Aberta (Pros), o projeto de lei (PL) denomina Praça Benedita da Silva área pública para esse fim do Loteamento Bem Viver Londrina, na Gleba Jacutinga.

 Na justificativa do PL, a autora afirma que Benedita da Silva nasceu em 18 de setembro de 1915 em Santa Rita de Cássia (MG). Casou-se duas vezes e teve 13 filhos. Em 22/05/1953 com seus filhos ainda pequenos, alguns ainda nos braços, mudou-se para Londrina acompanhando seu marido, Abílio Dias Guimarães. Abílio, filho de ciganos portugueses, veio para o Norte do Paraná para abrir estradas, na época usando facão e enxada. A família Guimarães se mudou várias vezes em Londrina, mas uma de suas propriedades mais notáveis foi onde hoje é a barragem do Lago Igapó, localizada na época às margens do Ribeirão Cambezinho. 

Foi nessa propriedade que Dona Dita, mulher católica com raízes na umbanda, desenvolveu as atividades pelas quais seria reconhecida por toda a vida: as funções de parteira e benzedeira. Quando seu marido faleceu, na década de 1970, Benedita se mudou com a família para a zona norte de Londrina. 

Benedita Foi morar com uma de suas filhas, a jornalista Vita Guimarães, e seus netos Fabiane de Cassia Guimarães, Paula Renata Guimarães e André Guimarães. 

Na região Norte também se destacou como benzedeira. Ela ficou bastante conhecida na região do Parque Ouro Verde, no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali, por seus eventos festivos de santos, Cosme e Damião, e pelas festas juninas, que atraiam muitos moradores da região. Dona Dita Faleceu em 22 de junho de 1993.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto