Benedita da Silva, pelas mãos dessa mulher muita gente se curou e muitas nasceram na cidade de Londrina

Benedita da Silva

Nascida em 18 de setembro de 1915, sob o signo de Virgem, Dona Dita foi uma mulher católica com raízes na Umbanda. Ela viveu uma vida intensa e foi mãe de 13 filhos, tendo se casado duas vezes. Nasceu em Santa Rita de Cássia MG, hoje município de Cássia no estado de Minas Gerais, e em 22/05/1953 com seus filhos ainda pequenos, alguns ainda nos braços, ela veio para Londrina acompanhando seu marido, Abílio Dias Guimarães. Abílio, filho de ciganos portugueses, veio para o norte do Paraná para abrir estradas, na época usando facão e enxada.


A família Guimarães se mudou várias vezes em Londrina, mas uma de suas propriedades mais notáveis foi onde hoje é a barragem do Lago Igapó, localizada na época nas margens do Ribeirão Cambezinho. Foi nessa propriedade que Dona Dita desenvolveu uma das atividades pelas quais seria reconhecida por toda a vida: a função de parteira e benzedeira. Dona Dita ajudou muitos londrinenses a nascerem e a se curarem de males através de suas habilidades como parteira e benzedeira.


Quando seu marido faleceu na década de 1970, Dona Dita se mudou com sua grande família para a zona norte de Londrina, onde também se destacou como benzedeira. Ela ficou conhecida na região do Parque Ouro Verde, no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali, por seus eventos de Santos, Cosme e Damião, e pelas festas juninas, que atraíam muitos moradores da região norte da cidade. Dona Dita se tornou uma figura querida e respeitada em Londrina, graças ao seu trabalho como parteira e benzedeira, e sua história continuará sendo contada por muitas gerações.

Comentários

Maycon José Guimarães Libório disse…
Bonita a homenagem da biza

Aa

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto