A Rede Globo conseguiu liminar na Justiça contra o UOL, que proíbe o portal de usar vídeos da Copa do Mundo em seu banco de imagens por longos períodos após a realização das partidas.
Em comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (07/07), a emissora afirma que “respeita o direito de cobertura jornalística de outros veículos e por vezes cede imagens”. Entretanto, no caso do UOL, se “viu obrigada a recorrer à Justiça para fazer valer seus mínimos direitos de propriedade”.
A ação foi apresentada na segunda-feira (05/07) e, além da retirada dos vídeos, a emissora pede indenização por perdas e danos no valor de US$ 2 milhões, cerca de R$ 3,6 milhões. Em matéria publicada no portal, o UOL rebateu as acusações da Globo e alegou que cumpre a Lei Pelé, que permite que todos os veículos de comunicação utilizem 3% do tempo total de cada partida.
O UOL também disse que a Globo pressiona o Congresso para reduzir as garantias da Lei Pelé. Em seu comunicado, a emissora não comentou a crítica feita pelo portal.
Fonte
Comentários