
(Foto: Brenno Carvalho | O Globo)
Não, mas é tipo isso. Ontem, o governo federal assinou uma Medida Provisória que cria uma “bolsa poupança” para garantir que alunos do Ensino Médio de baixa renda frequentem as escolas.
Basicamente, o governo vai destinar R$ 20 bilhões a um fundo da Caixa, que será repassado aos alunos, uma parte todo mês e outro no momento que concluírem os estudos.
O valor e outros detalhes ainda não estão definidos, mas já foi anunciado que serão considerados alguns critérios, como: frequência nas aulas, passar de ano e participação no ENEM.
O problema é imenso… 🎓
2 milhões de jovens 11-19 anos não estão frequentando a escola no Brasil.
4 em cada 10 jovens de 15-29 anos que abandonaram os estudos disseram que o principal motivo foi a necessidade de trabalhar.
A ideia do governo é justamente fazer jovens não largarem a escola por falta de $, estimulando-os a se qualificar para, futuramente, ter uma renda melhor.
Ok… Mas de onde virá essa verba? Esse aporte inicial de R$ 20 bi já sai direto da União. Para os próximos anos, o texto diz que o programa será financiado por futuros leilões de petróleo e gás.
PS: Lembre que, sendo uma MP, ela vale por até 120 dias. Depois disso, precisa da aprovação do Congresso para virar lei.
Comentários