quinta-feira, 10 de julho de 2014

Como mensurar e analisar o marketing digital?

Você já deve ter ouvido muitas vezes que o marketing digital é totalmente mensurável e que com isso conseguirá facilmente ter o ROI das ações executadas.

Você tem certeza de que é fácil assim?
Na prática os profissionais possuem dificuldade em mensurar os resultados devido à falta de planejamento dos indicadores corretos para a tomada de decisão. Em geral ficam presos a “métricas da vaidade” que pouco contribuem para a tomada de decisão e resultados efetivos das ações de marketing digital.
Mas então o que devemos mensurar?
Primeiramente devemos estabelecer as metas gerais do marketing digital. Qual é o total de visitantes, leads, leads qualificados, oportunidades e vendas pretendidas através do investimento disponível para as ações no meio digital? Defina metas SMART (S – Specific ( Específica), M – Mensurable (Mensurável), A – Attainable ( Alcançável), R – Relevant (Relevante) e T – Timely (Temporal).
Definidas as metas é importante definir as métricas de acompanhamento para cada canal digital (website, landing page, blog, mídia digital, e-mail e redes sociais). Sugiro o download do e-book Como mensurar e otimizar Canais de Marketing Digital para conhecer as principais métricas dos principais canais digitais.
Tenha foco na taxa de conversão
Escutamos muito sobre taxa de conversão no e-commerce, mas a verdade é que esse índice pode ser apontado em qualquer tipo de META definida. Confira alguns exemplos de taxa de conversão:
  • E-commerce: total de vendas / total de visitas ao site
  • Cadastro newsletter: total de cadastros / total de visitas
  • Landing page: total de leads / total de visitas
  • Download de materiais: total de downloads / total de visitas.
  • E-mail marketing: total de vendas / total de cliques
Sendo assim, é importante sempre definir os indicadores-chave de desempenho de cada ação digital com base nos objetivos de negócios que a empresa pretende alcançar.
Pensando no seu ativo digital, qual é a taxa de conversão de visitante para lead? E de lead para cliente? Se o interesse é descobrir o quanto o seu ativo digital está gerando negócios ou contribuindo financeiramente para o seu negócio é importante pensar na sua estratégia como um funil de vendas. Além da taxa de conversão sempre compare a um mesmo período de tempo anterior ao atual.
Funil marketing digital








Fonte: Resultados Digitais
Perceba que no exemplo acima as visitas aumentaram em 53%, mas a taxa de conversão diminuiu. Isso significa, no final das contas, que você teve mais visitantes e menos resultado.Quando a empresa analisa apenas as métricas da vaidade, ela acaba ficando descontente.A partir do levantamento desses números, a análise e tomada de decisão ficam mais fáceis, pois é possível pesquisar as hipóteses para a diminuição da taxa de conversão. Além disso, ao analisar os canais digitais, é viável também propor as alterações necessárias para melhorar os resultados.
Para concluir seja muito direto e objetivo com as métricas, mensure o suficiente para conseguir analisar onde podem estar ocorrendo problemas e com base nisso solicite mais informações detalhadas do canal para corrigir as fragilidades.
Uma dica é mensurar o marketing digital avaliando visitantes, leads e clientes e a taxa de conversão sobre o aspecto de alcance do seu ativo digital, a origem do tráfego e suas conversões.
Desenvolvemos para os nossos clientes a mensuração e análise de métricas digitais e ao longo do tempo temos criado algumas planilhas para ajudar a mensurar o ROI das ações. Compartilho abaixo três planilhas de mensuração de resultados para quem tem o interesse de aprofundar os estudos:
Espero que tenha gostado e aguardo seu comentário!
 Aproveite para fazer o download gratuito do nosso e-book sobre métricas digitais.

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