sábado, 18 de maio de 2013

Por que o update do Google panda deixou tanta gente de cabelo em pé?







Entenda o motivo e veja o que mudou com o último update

Na última semana, webmasters e blogueiros foram surpreendidos com mudanças drásticas de posicionamentos nas buscas do Google. Muito se falou sobre o que de fato ocorreu: alguns sugeriam que era o novo update Pinguim 2.0, outros que era algo a ver com o Google panda. Quem apostou suas fichas nessa última opção, acertou. A Google confirmou: realmente houve um update do Panda. Falaremos neste artigo sobre o que mudou e como isso afetou os webmasters. E também vamos dar algumas sugestões sobre como se recuperar caso tenha perdido posições na busca e, consequentemente, visitas valiosas.


Update do Google Panda deu as caras essa semana...

O que mudou no último Panda update?
A Google não admitiu oficialmente o update, segundo o site Seroundtable.com, mas informaram que recentemente são feitas mais de 500 modificações no algoritmo do Google e que elas poderiam refletir nas buscas e posicionamentos. Nos fóruns americanos várias pessoas apontam flutuações na busca.

O que os blogueiros tem relatado?
Infelizmente, muita gente tem relatado que vários sites com conteúdo de péssima qualidade e muitas vezes copiado, continua bem rankeado, independente das ações que o update tem como objetivo corrigir. São vários exemplos desses casos em fóruns e também tem sido notado um aumento de domínios com a palavra chave exata bem rankeados, independente de terem bom conteúdo ou não. A Google havia avisado que corrigira esses casos, mas até o momento o fato continua ocorrendo com freqüência.

Fui afetado pelo update do Google Panda – o que fazer?
Já falei  sobre algumas ações a serem tomadas caso seu site tenha sido afetado pelo novo update do Google Panda. Mas posso enumerar as 2 principais:


   
- Faça um “mea culpa” – se algum dia a preguiça bateu e naquele artigo grande você pegou um pedaço de um site, um parágrafo de outro, elimine isso do artigo. Além de ser plágio – uma péssima conduta para um blogueiro ou produtor de conteúdo – você pode até achar que está enganando o leitor, mas está enganando a si mesmo. E o pior, não dá pra enganar o algoritmo do Google Panda. Por isso, retire qualquer coisa que seja copiada de outros sites em seus artigos.

- Reescreva os artigos antigos – seus artigos antigos estão desatualizados, curtos demais ou com informações muito superficiais? Reescreva-os, melhore-os, aumente-os. Já consegui fazer artigos subirem quatro posições na busca, somente reescrevendo-os e adicionando mais informações.

Várias outras ações podem ser tomadas: melhorar a linkagem interna dos artigos, deixar as páginas mais leves, diminuir o excesso de anúncios entre outras ações que podem e devem ser testadas.

Conclusão

Não é a primeira vez e provavelmente não será a última que a Google vira alvo de reclamações após um de seus updates de algoritmos. Infelizmente, há vários casos de sites que não fizeram black hat, não apresentam conteúdo copiado e viram artigos caindo nas buscas, ao contrário de artigos sem conteúdo e até mesmo plagiados na “cara dura”. Particularmente, estou entre esses casos em outro site meu. Não é de hoje que falamos sobre como é perigoso depender unicamente do tráfego dos buscadores. Também já alertei sobre como nem sempre aGoogle age de maneira muito ética. Por isso, focar em conteúdo de qualidade e construir um público fiel é cada vez mais necessário para evitar problemas com esses updates de algoritimos.

E você caro leitor? Como foi afetado por este update do Panda?

Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquisar neste blog