domingo, 22 de julho de 2012

Google+ supera Facebook em satisfação de usuários



Na estreia, rede social do Google ficou em primeiro lugar na lista, enquanto Facebook ficou em último lugar entre os sites de relacionamento



Ranking de satisfação do usuário



Se os números do Google+ ainda não chegam aos pés do Facebook, agora o Google tem outro motivo para celebrar: seus usuários estão mais satisfeitos.



Esse é o resultado de um estudo feito pela American Customer Satisfaction Index, que aponta um índice de satisfação de 78% em usuários norte-americanos do Google Plus, enquanto apenas 61% se consideram satisfeitos com o Facebook.



Além de ultrapassar seu principal concorrente, o Google Plus passou a liderar o ranking de satisfação do usuário entre as redes sociais, ficando a frente de Twitter, Linkedin e Pinterest.



O menor volume de propaganda, o foco maior em privacidade e a melhor experiência em dispositivos móveis foram apontados como as grandes vantagens do Google Plus. Além disso, as constantes mudanças na interface estão entre as principais queixas dos usuários do Facebook.



Entretanto, as queixas dos usuários estão longe de interromper o crescimento da rede social de Mark Zuckerberg, que ocorre principalmente nos países emergentes, como Brasil, Índia, México e Indonésia. Do alto, o Facebook observa de muito longe seu principal concorrente.



Mesmo com as queixas, neste ano o Facebook já anunciou várias novidades em relação à propaganda na rede. A principal mudança foi a transferência de alguns anúncios pagos, que antes ficavam na barra lateral direita, para o mesmo espaço das atualizações de amigos e fan pages. Isso só acontece com anúncios vindos de páginas que os usuários curtem.


O futuro das redes sociais
É difícil fazer qualquer previsão quanto ao crescimento das duas grandes redes sociais da atualidade. Segundo o Google, sua nova rede social teve um crescimento de 43% no número de visitantes únicos norte-americanos no mês de junho. No total, 31,9 milhões de americanos acessaram a rede, bem menos que o Facebook, com seus 158 milhões de visitantes.



No Brasil, o Facebook continua crescendo e já bate na casa dos 50 milhões de usuários, aproximadamente 25% da população. Um crescimento gigantesco se pensarmos que em 2009 o número de brasileiros na rede não passava dos 209 mil.



Mesmo não tendo vingado por aqui, já é hora de usuários e anunciantes darem mais atenção ao Google+. A rede, que no início gerava desconfiança, solidificou-se em seu país de origem, o que pode se repetir nos mercados emergentes. Segundo dados publicados no começo do ano, o Brasil já é o 3º país com maior número de usuários no serviço. É importante citar que por trás dele está ninguém menos que o Google, uma das maiores empresas do mundo.



E você, está contente com o Facebook? Já pensou em dar uma chance para o Google Plus?


Mais detalhes sobre a pesquisa estão no site da ACSI

Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquisar neste blog