quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vazam na internet detalhes da Microsoft para o Windows 8. Confira!





Quando o assunto é novidade da Microsoft, o clima é sempre de ansiedade. Foi assim com o Windows Live Messenger 2010, e agora todas as atenções se voltam ao Windows 8. Nessa última semana, o site italiano Windowssette — um blog de admiradores do sistema — estremeceu o mundo da computação.
O blog divulgou uma apresentação de PowerPoint que é, aparentemente, o projeto completo do suposto novo sistema da Microsoft. Por sua vez, outro blog, o Microsoft Kitchen, destrinchou vários slides. Todos os pensamentos internos da Microsoft referentes ao Windows 8 estão na apresentação, desde o desenvolvimento ao ciclo do produto, com recursos e ideias em detalhes.
As informações são tão confidenciais que todos os slides são “carimbados” com a marca d’água “Under NDA”, ou seja, sob sigilo absoluto (NDA é a sigla em inglês para acordo de sigilo).
Até agora, ninguém sabe dizer se se trata de uma jogada de marketing ou de alguém que simplesmente decidiu compartilhar a apresentação com o mundo. O Baixaki traz para você as supostas características mais quentes do já esperado Windows 8!
Simplesmente funciona, a filosofia da Apple
Um slide mostra que a Microsoft quer os bons exemplos da Apple. A filosofia “simplesmente funciona”, a alta qualidade e a facilidade de uso são consideradas modelos a seguir. O objetivo é fazer com que os consumidores percebam o valor do produto, fidelizem-se à marca e despertem a consciência de que “this is something people would pay for”, ou seja, é algo que as pessoas pagariam para ter.


Transparência é isso: Prefeito atende em gabinete sem paredes





Enquanto muitos prefeitos alardeiam gabinete aberto, com dias e horários para atender  a população, em Ivaiporã, o londrinense Cyro  Fernandes radicalizou. O gabinete do prefeito em Ivaiporã, não tem paredes. Isso mesmo é tudo aberto, o povo sobe as escadas e está vendo o prefeito, de forma clara e transparente, transparente não, totalmente a vista. Não tem conversa reservada, nem visitas de lobistas ou algo do gênero. 


Share/Bookmark

DILMA , GLEISI e OSMAR, o Paraná vai avançar!






Share/Bookmark

terça-feira, 29 de junho de 2010

Bastidores do Encontro Estadual do PT no Paraná



Sidnei Santos (BOLA) Presidente do PT em Londrina e Olivan Tresse , Assessor Regional do Deputado André Vargas Presentes no encontro estadual do PT no PR




Equipe de organização do encontro estadual do PT, no final de semana no bairro do AHÚ em Curitiba




Maria de Lurdes a (Lurdinha) Jornalista do diretório do PT no Paraná e Meire Bicudo coordenadora de imprensa do deputado André Vargas. 




Valter Pereira, o Valtinho, Assessor Regional do Deputado André Vargas.




Geovani Santin (direita), Assessor regional do deputado André Vargas


*Fotos Joka Madruga




Share/Bookmark

Foursquare a nova onda da Internet - O que é? Como usar? Dicas e truques

O Foursquare é um serviço de geolocalização, não confundir com a igreja quadrangular (foursquare church) ou com a marca de roupas (foursquare outerwear).

Basicamente ele permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu celular. Você abre o aplicativo e aparece uma lista de lugares:

Você indica o lugar em que você chegou, escolhe se vai avisar seus amigos ou não e se quer que esse check-in (esse é o nome que o Foursquare dá para a ação que você executa no aplicativo para dizer que chegou em algum lugar) apareça no twitter e facebook:


Túnel do Tempo: RAP das antigas

 PEPEU NOMES DE MENINAS - De Quem é essa Mulher - Melô da Lagartixa








Share/Bookmark

RH e Redes Sociais

Uma dúvida frequente entre os profissionais de Recursos Humanos, é em relação ao uso de redes sociais para análise e seleção de candidatos. Aí vão 10 dicas para se aproveitar ao máximo deste poderoso conceito das redes sociais.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Deputado on-line






O secretário nacional de Comunicação do PT André  Vargas, está atuante no  mundo virtual. Durante o encontro do PT, ontem (dia 27) em Curitiba o deputado não se desligou da internet, Vargas visualizava as ultimas informações da blogosfera paranaense,  se relacionava via twitter e postava diretamente em seu Blog.  Desde que assumiu a Secretaria  Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, André Vargas vem se tornando um dos principais expoentes da ação política via internet no Brasil.


Share/Bookmark

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Google lança oficialmente Google Voice

O Google lançou oficialmente o Google Voice, inicialmente apenas disponível para EUA e Canadá e, posterior e gradualmente, para outros países. O objectivo é competir com o Skype no mercado de softwares VoIP (voz sobre protocolo de Internet, ou seja, chamados online).


A ferramenta usa um número que permite ligações para telefones fixos e telemóveis, correio de voz que pode funcionar como e-mail, chamadas gratuitas para outros utilizadores da aplicação, mensagens SMS, além de um preço reduzido para chamadas internacionais, à semelhança do que acontece com o rival Skype.
No ano passado, o gigante de buscas norte-americano tinha instalado uma aplicação Web do Google Voice, integrada no Gmail, que permitia a utilização de algumas das suas funcionalidades. Desde então, mais de um milhão de pessoas já utilizam o serviço, sendo que alguns novos recursos foram criados a partir das sugestões dos usuários .


Share/Bookmark

Junte se a nós e participe do #DiaSemGlobo em apoio a Dunga.


O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo.Dunga deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África leu um editorial da emissora detonando Dunga.

Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido  a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?

Vamos aos fatos :

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cuidados com a Internet nas Redes Sociais



Share/Bookmark

Redes Sociais já superam uso de e-mail e messengers na América Latina




Comunidades como Facebook e Orkut tem a preferência de 81,9% dos internautas da região, ficando atrás apenas dos sites de busca.

As redes sociais – lideradas por Orkut e Facebook – já superam o uso de e-mails e serviços de instant Messengers (MSN, Gtalk, tsc) na preferência de 81,9% dos usuários de Internet na América Latina. As informações são do estudo “A Situação da Internet na AL”, divulgado nesta terça-feira, pela consultoria comScore.

Segundo o estudo, a categoria mais usada pelos latino-americanos ainda é o de serviços de busca, com 85,5%, liderada pelo Google (65%). Logo depois, vêm as redes sociais, com 81,9%, seguido por e-mails (78,9%), sites de entretenimento (78,8%) e instant messengers (71%).


Os Programas Policias fazem apologia ao Crime


O Vereador Londrinense Tito Valle, foi na "na Voadora" em cima dos programas policias da hora do almoço. Em pronunciamento  hoje durante o grande expediente da Câmara Municipal de Vereadores, Tito lembrou do episódio do Padre Silvio Andrei e afirmou que muitos  cidadãos são vitimas destes tipos de programas . Segundo Tito Valle, estes programas não agregam nada de util para a sociedade. Tito não falou entre linhas, fez citações  diretas aos camargos, josés e cobras de plantão. Vamos esperar o contra ataque da turma do Luz Sangue Ação!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Formação superior é fundamental para jornalistas, diz coordenador


O coordenador do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Leonel Azevedo de Aguiar, afirmou há pouco que a formação superior dos jornalistas é fundamental em sociedades “complexas” como a brasileira. "O jornalismo contemporâneo não é local de expressão de opinião, mas de produção de informações. A qualificação profissional é, portanto, importantíssima na apuração das notícias ", defendeu.
Ele participa de audiência pública da comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, que busca reverter decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho do ano passado, acabou com a obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo.
Conforme o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Carlos Eduardo Franciscato, a qualificação profissional dos jornalistas é requisito para uma visão ética e humanística da informação. “Informação com qualidade é o melhor para sociedade", completou.
Decisão surpreendente
Já a professora Leise Taveira dos Santos enalteceu que blogs e redes sociais, como o twitter, são espaços de expressão social. Segundo ela, a decisão do Supremo de retirar a exigência do diploma surpreendeu a todos. "Para os estudantes a sensação foi de golpe", disse.
O debate prossegue no plenário 3.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Campanha Viral no Twitter #DiaSemGlobo

#DiaSemGlobo

Primeiro a tag: #DiaSemGlobo; depois a informação: 25/06 – jogo do Brasil – nada de assisitir na Globo. Há diversas outras opções.

Vamos mostrar pra essa gente que acha que manda, desmanda e controla o Brasil, que os tempos são outros.
Brasil, mostra a sua cara!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tadeu Schmidt no alvo do Twitter

“Cala Boca Tadeu Schmidt” se tornou na manhã desta segunda-feira, 21, o tópico número um dos Trending Topics do Twitter.


A onda de tweets com a mensagem é uma resposta a um incidente na coletiva de imprensa após o jogo Brasil x Costa do Marfim neste domingo, 20, quando o técnico Dunga insultou o jornalista da Globo Alex Escobar.


Durante sua participação no Fantástico, Schmidt criticou em nome da emissora o comportamento de Dunga como “não compatível com alguém tão vitorioso no esporte”. O jornalista disse ainda que Dunga “com frequência, usa frases grosseiras e irônicas” no relaciomanento com a imprensa.


“O que precisa ficar claro em mais esse episódio, é que torcemos muito para que a seleção chegue à conquista de mais um título mundial. E que a preocupação do Jornalismo da Rede Globo sempre foi a de levar a melhor informação a você, telespectador, independentemente de quem esteja no comando”, finalizou Schmidt.


Para muitos internautas, a emissora está fazendo uma cobertura crítica do trabalho de Dunga devido à proibição da filmagem dos treinos imposta pelo técnico gaúcho. Schimitt é o segundo jornalista da Globo a ser alvo de uma campanha ao estilo “cala boca” no Twitter.


O primeiro foi o narrador Galvão Bueno, em uma campanha que manteve “Cala Boca Galvão Bueno” na liderança dos Trending Topics por semanas, com repercussão nos sites de publicações internacionais como El País e New York Times. O assunto é ainda a capa da revista Veja desta semana.


Bueno, no entanto, reagiu de forma bem humorada à situação. Depois que uma faixa com a mensagem “Cala Boca Galvão” foi estendida nas arquibancadas durante a estréia do Brasil na Copa contra a Coréia do Norte, o jornalista falou sobre a campanha no programa Central da Copa, apresentado por Tiago Leifert.


“A gente entra na casa das pessoas e as pessoas têm todo o direito de brincar com a gente. Estou na campanha e estou sério na campanha”, brincou o locutor.


As críticas no Twitter não repercutiram na audiência da Globo nos jogos do Brasil na Copa. Na partida de domingo, a emissora marcou 41 pontos de média e share de 69% contra 11 pontos e 18% dos televisores na concorrente Bandeirantes. Confira abaixo o vídeo dos insultos dirigidos por Dunga a Alex Escobar.



  (Baguete.com)

Memória: Corrupção envolvendo o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vereador Rony Alves perde dente em briga



















E a confusão entre o vereador de Londrina Rony Alves (PTB) e o ex-cabo eleitoral Edmilson Sebastião da Costa foi mesmo parar na delegacia. Rony registrou queixa na 10ª Subdivisão Policial, Sérgio Barroso. O vereador, que perdeu um dente na briga, diz que foi agredido quando estava no estacionamento do Shopping Contoour.
Nos bastidores a informação é que Edmilson, que cobra do vereador um cargo em sua assessoria, teria distribuido um dossiê contra Rony Alves na internet, o que teria motivado o início da discussão e a briga. Aliás, este blog recebeu um email carregado contra o vereador. Como é de costume, anonimamente.
O email foi jogado no lixo.



Texto copiado "na caruda"  do Blog Paçoca com Cebola, com alguns toques (Sem autorização) de videos e imagens Postadas na WEB.



quinta-feira, 17 de junho de 2010

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília

por Conceição Lemes

A ideia do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas nasceu em maio. Sugerida por Luiz Carlos Azenha, foi aprovada durante o lançamento, em São Paulo, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
No final de maio, tivemos uma primeira conversa, da qual participaram o próprio Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa em vários outros blogs.
Resultado: o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é indispensável, imperioso e vai sair, sim.
Tivemos, ontem, a segunda reunião. Foi na sede do Conversa Afiada. Participaram Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Altamiro Borges (do Barão de Itararé e do blog do Miro), Conceição Oliveira (Maria-Fro), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Diego Casaes (Global Voices) e eu (do Viomundo, representando também o Azenha, derrubado por uma tremenda gripe).
Avançamos alguns pontos. Ficou decidido que:
1) O Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasília. A opção se deveu a dois motivos: fugir do eixo Rio-São Paulo; os vôos de todas as regiões do Brasil passam por lá, o que facilitará a vida dos blogueiros.
2) Ocorrerá, provavelmente, nos dias 20 (abertura à noite), 21 e 22 de agosto. Como ainda estamos estudando a viabilidade de oferecer ao menos acomodações e passagens, até o início de julho bateremos o martelo sobre a data definitiva.
3)A organização ficará a cargo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
4) Na programação, haverá mesas redondas com palestras de grandes blogueiros do país. Algumas já propostas: os rumos da internet no Brasil; marco regulatório (mesa na qual serão discutidas a legislação atual, a necessidade de aprimorá-la e as tentativas de amordaçar alguns espaços críticos); e experiências de blogueiros de vários estados do Brasil.
5) Haverá, também, oficinas para ensinar blogueiros a otimizarem os recursos da internet. Por exemplo, twitter, produção de vídeos e de rádio web.
6) Realização de painéis, para que blogueiros possam se conhecer, conversar e trocar experiências.
7)Transmissão do evento pela internet. Como há possibilidade de as oficinas ocorrerem simultaneamente, a ideia é gravar todas para que depois possam ser acessadas por todos os participantes e blogueiros de qualquer parte do país. O objetivo é o de que as oficinas se transformem em conteúdo, mesmo.
8) A necessidade de buscar patrocínios, para tornar viável o encontro e ter maior número de participantes.
9) Abertura de uma lista para troca de ideias — por exemplo, sugestão de convidados, programação, oficinas, viabilização financeira, entre outras.
Esses são os primeiros passos, elaborados com ajuda de vocês. A intenção é a de que o encontro não olhe para o próprio umbigo, mas reflita preocupações de blogueiros com os vários sotaques do Brasil. Também pedimos a cada um que nos ajude a aperfeiçoar instrumentos que atendam às necessidades dos blogueiros e dos próprios brasileiros.
Sugestões serão muito bem-vindas. Afinal, o objetivo de todos nós é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas no país.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

A frustração dos "anti-petistas"


O Governo Lula tem 80% de aprovação, a oposição não consegue achar nada para criticar, mas ainda assim existem aqueles que por puro preconceito não “dão à mão a palmatória”. O pessimismo de muitos jornalistas veteranos e “focas”, de nossa terra é algo presente em textos ácidos e cheios de sensacionalismo que vão à contramão do sentimento de entusiasmo quase que unânime da população brasileira. Aposto que os  "anti-petistas"  da vida, ficam empolgados a cada nova armação do PIG nacional. Tentam reproduzir aqui na terra vermelha  todo o terrorismo midiatico  que encontramos diariamente  nos jornaloes da grande Mídia envolvidas com o Instituto Millenium.  As Frustrações daqueles que falam mal do PT simplesmente porque não gosta do PT é uma característica típica dos “neo burgueses”, (aqueles que na Juventude eram esquerdistas ideológicos, e pelas circunstâncias da vida se tornaram Conservadores elitistas).  Eu sei que falar de esquerda  e direita em tempos avançados de democracia é quase que uma metáfora para definir lados opostos na luta de alternância do Poder, porem ainda é a maneira mais clara para destacar o posicionamento dos pessimistas do Brasil, que adoram ver o Brasil se acabando. Todos aqueles que acreditam que o Brasil esta péssimo, são pessoas frustradas com projetos pessoais, ou que não gostam de políticas para os mais pobres e os que mais precisam, felizmente informo para estes que vocês vão ter que “engolir” mais dois mandatos de Dilma no Governo Federal, e mais 8 de Lula, só mais 16 anos de avanços sociais, fortalecimento do Brasil e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Mais 16 anos de poder do PT conquistados democraticamente baseados na vontade popular. VIVA LULA, VIVA O BRASIL, VIVA DILMA VIVA O PT.    

Cala a boca Galvão

Podada na seleção brasileira pelo Dunga, a criatividade do povo brasileiro não tem limites na internet. Desde que começaram as narrações da Copa do Mundo da África do Sul, a mensagem no twitter com o singelo pedido “cala a boca Galvão” foi retransmitida por milhares de internautas. Tamanha a repercussão de #calabocagalvao que os estrangeiros começaram a questionar o significado do chamado trending topic.

Diante das perguntas dos gringos, um bem-humorado brasileiro resolveu pregar-lhes uma peça. “Cala boca Galvão” é o novo single da Lady Gaga, respondeu. Ao que seguiu uma enxurrada de novas mensagens por todos os Estados Unidos e demais países do globo.

Um outro gaiato, não contente com a explicação, apelou para uma piada mais ecológica. Galvão é uma ave brasileira em extinção, ensinou aos simpatizantes do Green Peace planeta afora. Repasse a mensagem no twitter e 10 centavos serão doados ao Instituto Galvão. “Twitte e salve uma vida” é o slogan da campanha que tem site e até vídeo no You Tube que você pode assistir aqui embaixo.

A peça foi bem pregada e a mensagem ocupa o espaço de trending topic mais enviado do mundo nos últimos três dias. Hoje tudo foi desmascarado pelo jornal espanhol El País, que conta esse caminho que levou o #calabocagalvao a ser a maior piada interna da história.



Veja o vídeo do Pássaro Galvão


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Duelo de Rebolation vira febre de Jovens em Londrina



Passando no domingo a tarde na praça Tomi Nakagawa, no centro de Londrina, centenas de jovens se reuniam no local, no inicio achei que era um daqueles eventos de domingo ofertados pela Prefeitura, chegando mais perto notei que não era um evento publico.Aquele monte de jovens aglutinados em um grande circulo despertava minha curiosidade. Fui lá e conferi: Na verdade os jovens de no máximo 17 anos executavam a nova moda do momento: O Duelo de Rebolation. A novidade que chega agora aqui nas terras do pés vermelhos, nasceu em raves e festas de musicas eletrônicas Brasil adentro foi propagada pela internet e como podemos ver no vídeo acima já conquistou muitos jovens londrinenses


Na dança Rebolation são utilizados vários passos e um dos principais denota "andar" para frente, praticamente jogando um pé para frente e virando o outro com o calcanhar; além de existir também o Rebolation para trás (abrindo e fechando os pés, formando um "V") e para o lado (deslizando para o lado e abrindo e fechando os pés, formando um "V")
Mais Videos de "Duelo de Rebolation" disponíveis no youtube:


domingo, 13 de junho de 2010

Jornal Nacional, da Rede PIG, massacra Dilma e promove Serra


Não costumo assistir TV. Gostaria de ter mais tempo para isso. Mas ontem à noite, sábado (12), dei uma zapeada pelos telejornais. Cai no Jornal Nacional, da Rede Globo. Ou melhor, da Rede PIG (Partido da Imprensa Golpista).
Primeiramente, a emissora mostrou as convenções nacionais do PDT e do PMDB que aprovaram ontem apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff. Para isso utilizou-se de uma nota coberta com duração de míseros 41 segundos.
No meu entendimento, a convenção peemedebista foi um acontecimento importante porque pela primeira vez a legenda vai unida numa eleição presidencial. (O problema talvez esteja no lado que o partido resolveu escolher).

O mesmo Jornal Nacional de ontem também mostrou a convenção nacional do PSDB, em Salvador, na Bahia, que escolheu o ex-governador de São Paulo José Serra como candidato.
A diferença na cobertura da Globo pró-tucano ficou muito óbvia. Foram 4 minutos e 51 segundos de reportagem destinada ao PSDB. Até parecia um programa eleitoral gratuito com direito a mostrar as propostas de Serra.
A emissora provou na noite de ontem aos incrédulos que é uma ativa integrante do PIG. Só não vê quem não quer.
Para quem duvida do que estou falando – o que muitos já falaram antes – basta comparar os tempos dedicados aos dois partidos do campo de aliança de Dilma com o de Serra.
O tucano teve direito a 291 segundos de reportagens (contra 41 dedicados à petista. Diferença mais de sete vezes superior em vantagem a Serra.

sábado, 12 de junho de 2010

ATLETA DE LONDRINA VAI PARA MUNDIAL DE KARATE KYOKUSHIN NA ESPANHA

DSC06632 
                Mestre João Marcos (ao centro) 
e seus alunos(da esq. p/ direita): Leonardo Santos, Leonardo Oliveira, Kauã, João Pedro e Lucas

Esta semana o professor e atleta de Londrina/PR, João Marcos da Silveira da Federação Paranaense Kyokushinkaikan de Artes Marciais, embarca para a Espanha junto com a delegação brasileira para participar da III Copa do Mundo de Karate Kyokushinkaikan, nos dia 19 e 20 de Junho.
                

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Google cria ferramenta para campanhas eleitorais


Google Campaign Toolkit e o You Choose Campaign Toolkit. Em um de seus blogs, a empresa informa “estamos fazendo nossa parte para garantir que candidatos e campanhas tenham ferramentas para se aproximar dos eleitores”. Antes que os brasileiros se animem, é bom explicar: essas ferramentas estão disponíveis nos Estados Unidos. Mas, de todo modo, uma hora a novidade chega para cá também.

You Choose permite a criação de um canal no YouTube para os candidatos a eleições federais e estaduais nos EUA. Evidentemente, o interessado tem de se candidatar no portal a ter esse espaço exclusivo, que habilita vídeos com mais dez minutos. O serviço disponibiliza um aplicativo para moderar a conversa com os possíveis eleitores.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Não queremos mais que o Nordeste seja exportador de pedreiros, mas de engenheiros, médicos e dentistas", diz Lula


Lula fala aos jovens do Programa Projovem Urbano do Estado do Ceará. Lula falou que lute pelo seu sonho, nunca acorde de cabeça para baixo. Ele é um exemplo para o povo Brasileiro.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas


por Luiz Carlos Azenha
Estivemos reunidos em um restaurante de São Paulo: eu, Altamiro Borges, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães e Conceição Lemes. Mais um pouco não seria um jantar, mas uma conspiração.
Tratamos de uma ideia que não é necessariamente nova, nem original: da convocação de um Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.
Pode não ser nova, nem original, mas acho que a hora é essa.
A blogosfera brasileira já atingiu a massa crítica de leitores que justifica o encontro.
Nossa inspiração é, mais ou menos, o Netroots dos Estados Unidos, que nasceu com outro nome.
Hoje trata-se do maior e mais importante (politicamente) encontro nacional de blogueiros do planeta.
Nossa pretensão é muito mais modesta, mas o objetivo é mais ou menos o mesmo.
São dois, na verdade.
Um: agora que temos leitores, do mesmo jeito que aconteceu nos Estados Unidos, um país de dimensões continentais, acreditamos na necessidade de um encontro presencial entre blogueiros. Para que as pessoas se encontrem e se conheçam. Para que troquem informações e telefones. Para que se agreguem ou desagreguem. Uma coisa é trocar informações, como fazemos, via e-mail. Outra coisa é você conhecer pessoalmente alguém com o qual tem ao menos algumas ideias em comum.
Por isso a definição suficientemente vaga: blogueiros progressistas, que tenham compromisso com a ampla democratização da sociedade brasileira, em todos os sentidos.
Não será um encontro político-partidário, mas pretendemos incluir nele debates sobre políticas públicas que digam respeito diretamente à blogosfera, como o Plano Nacional de Banda Larga.
Paralelamente a isso — ao fortalecimento dos laços entre blogueiros e ao debate de políticas públicas –, pretendemos aproveitar o encontro para promover oficinas em que os blogueiros troquem informações sobre todas as ferramentas da era digital. Como usar o twitter? Como usar o facebook? Como aumentar a audiência de seu blog? Como produzir vídeos para o seu blog (eu, como repórter de TV, me candidato a participar dessa oficina)? Como medir a audiência de seu blog?
Em resumo, em um encontro de dois dias teríamos essas atividades. Ou seja, se você está começando agora na blogosfera, terá contato com os “veteranos” do ramo (Paulo Henrique Amorim já se comprometeu a dar uma das palestras), se engajará em um movimento que pode ajudar a mudar os rumos da mídia brasileira e ainda aprenderá com gente experiente a respeito das últimas novidades do setor.
O encontro também será aberto a internautas, já que um de nossos objetivos é transformar todos vocês em blogueiros.
Por isso, antes de avançar na organização, estamos publicando esse texto à espera de sugestões de todos os leitores em relação a, entre outros, programaçao, convidados, local, data e forma de viabilização financeira do encontro.

Postagens populares

Pesquisar neste blog