O Google quer mudar o mundo dos Navegadores



Marque na agenda. A próxima terça-feira, dia 7 de dezembro de 2010, poderá ser o início de uma nova era para os navegadores, criada pelo Google.
A equipe de desenvolvimento do Chrome convocou a imprensa americana para conferir uma novidade nesse dia, em uma apresentação que ocorrerá em São Francisco, nos Estados Unidos. O que surgirá daí ainda é um mistério. Na pior das hipóteses, será anunciada a Chrome Web Store, loja de aplicativos capaz de transformar os browsers em sistemas operacionais na nuvem. Ela é fundamental para o funcionamento do Chrome OS, que também tem grandes chances de dar as caras no evento.
Não se sabe se o sistema operacional do Google será apresentado. Ainda assim, a Web Store tem potencial para mudar para sempre o modo como usamos os navegadores. A ideia é torná-los capazes de rodar aplicativos complexos, incluindo até mesmo jogos em 3D. O Chrome 8, que chegou à versão estável na quinta-feira (2), é a primeira versão do browser que está pronta para rodar programas.
Para que a loja conquiste os internautas, é fundamental que os aplicativos não se limitem a ícones que levem ao Gmail, Facebook, Google Docs, Google Reader e companhia (e certamente eles estarão disponíveis dessa forma). O impacto só será grande se outros tipos de programas rodarem no Chrome – coisas que normalmente só vemos em computadores, como games hard core. Também haverá a vantagem de poder sincronizar os aplicativos com a conta Google.
Se a ideia realmente for convincente, uma massa de internautas vai migrar para o Chrome, abandonando Internet Explorer, Firefox, Safari e Opera. Os responsáveis por esses navegadores serão então forçados a repensar a sua estratégia – ou correm o risco de sumir do mapa. O mundo dos browsers jamais será o mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto