terça-feira, 29 de junho de 2010

RH e Redes Sociais

Uma dúvida frequente entre os profissionais de Recursos Humanos, é em relação ao uso de redes sociais para análise e seleção de candidatos. Aí vão 10 dicas para se aproveitar ao máximo deste poderoso conceito das redes sociais.


1 – Defina sua meta - O trabalho com redes sociais permite alcançá-la. Pode ser no recrutamento e seleção da equipe interna, como fator motivacional para reter os
melhores talentos e, mesmo, ajudando na transição de carreira daqueles
que se desligam.

2 – Conheça as principais redes sociais - Não basta registrar-se em dois sites e achar que está tudo certo. Os sites não fazem nada por você, se não começar a fazer
por si próprio. Capacite sua equipe interna para atuar em redes sociais,
objetivando atingir as metas corporativas. Esse é um excelente desafio a
ser liderado pelo RH das empresas juntamente com as áreas de Marketing e
Negócios. O ROI (Return Over Investment, ou literalmente traduzido
retorno após o investimento) só será positivo se você aplicar o
conhecimento de imediato.

3 - Contribua com as redes - Preencha seu perfil com foto, seja transparente. Não se esconda e nem fique apenas tirando das redes, sem oferecer
qualquer contrapartida. Publique regularmente as oportunidades
disponíveis na sua empresa.

4 - Ative seus contatos - Convide as pessoas a se conectarem a você nas principais ferramentas de sua escolha e entenda que elas nem sempre
estarão em todas, mas apenas naquelas de sua maior afinidade. Construa
uma comunidade de profissionais de valor que saberão indicar outros
profissionais do mesmo nível para compor sua equipe.

5 – Tenha um blog corporativo - Defina a proposta única e o posicionamento do mesmo. Integre seu blog a outras redes sociais, fazendo dele o ponto central de contato com seus
pares.

6 – Desenhe uma estratégia on-line - Complementando suas ações no mundo real, tenha uma clara estratégia em mídias sociais usando de todos os recursos
disponíveis de forma integrada com foco nos objetivos da empresa.

7 – Organize palestras - Não basta apenas ter ação on-line. Apareça para o mundo e compartilhe seu conhecimento com palestras de preferência em fóruns específicos e
privilegiados. Convide palestrantes externos, uma vez que eles poderão
apresentar uma visão inovadora à sua empresa.

8 – Agende eventos de networking - Seus funcionários são os embaixadores da empresa em qualquer lugar. Estimule-os a organizar e a participar de eventos de networking.
Esteja sempre atento às oportunidades de indicar um talento ou
oportunidade de negócio para a empresa. Publique os eventos nas
principais redes sociais. Tenha atenção ao novo estilo de liderança em
redes de relacionamentos, CNO – Chief Networking Officer.

9 – Tenha sua própria rede social - Ao invés de ter os contatos apenas nas redes espalhadas, centralize-os num banco de dados e depois migre o mesmo para
uma rede social ao redor de sua marca/nome. Uma rede social ativa e
vibrante impacta positivamente no valor do seu negócio e torna seu
trabalho de recrutamento e seleção infinitamente mais fácil além de uma
substancial redução nos custos do processo.

10 – Integre com Web-TV - Já existem formas e integrar Web-Tv as redes sociais. A Web-TV pode funcionar como um canal de comunicação interna e com os diversos
colaboradores externos. Pode, inclusive, tornar-se um repositório de
vídeos educacionais e de mensagens institucionais aos mais diversos
grupos de stakeholders (individuos envolvidos de alguma maneira no
processo).

Conclusão - Na medida em que sua equipe tiver mais experiencia com esse ferramental, adquirirá um novo hábito que gerará muitos casos de sucesso para sua organização.

Fonte http://rh.com.br/
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