terça-feira, 29 de junho de 2010

Foursquare a nova onda da Internet - O que é? Como usar? Dicas e truques

O Foursquare é um serviço de geolocalização, não confundir com a igreja quadrangular (foursquare church) ou com a marca de roupas (foursquare outerwear).

Basicamente ele permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu celular. Você abre o aplicativo e aparece uma lista de lugares:

Você indica o lugar em que você chegou, escolhe se vai avisar seus amigos ou não e se quer que esse check-in (esse é o nome que o Foursquare dá para a ação que você executa no aplicativo para dizer que chegou em algum lugar) apareça no twitter e facebook:





Ao efetuar o check-in você ganha pontos:



Mas qual a graça disso? Seguem alguns motivos:
Encontre seus amigos

O Foursquare permite que você crie uma rede de amigos, com quem você pode compartilhar seus check-ins. Dessa forma você pode fazer um esforço para encontrá-los caso você esteja por perto, aliás sugiro telefonar para a pessoa avisando que está por perto, aparecer de surpresa pode gerar situações embaraçosas e desencontros (a pessoa pode fazer check-in quando sair do lugar ao invés de fazê-lo quando chega).

Nas configurações da sua conta você pode escolher avisar seus amigos pelo twitter e facebook quando fizer um check-in. Quando seus amigos fazem check-in você acompanha na tela do aplicativo, ou também pode escolher receber um e-mail avisando sobre os check-ins deles.

Conheça lugares bacanas

Está sem idéias de onde ir? Preguiça de ir longe? Consulte dicas sobre os locais perto de onde você está:



Essas dicas (Tips) foram deixadas por outros usuários, você pode consultar as dicas de um estabelecimento antes de decidir visitá-lo (as dicas também estão disponíveis no site do foursquare):



Você também pode adicionar suas próprias dicas e facilitar a vida das próximas pessoas que passarem por ali:



E se gostar muito de algum dica você pode adicioná-la numa lista (To Do):



Quando estiver sem idéias a lista de To Dos do foursquare pode te animar a sair:

Participe do jogo, ganhe pontos, suba no ranking, conquiste badges (buttons)

Cada vez que você chega em algum lugar no foursquare você ganha pontos, esses pontos criam um ranking entre você e os seus amigos e outro ranking entre todos na mesma cidade.

Se você é o usuário que mais vezes esteve em algum lugar você se torna mayor (prefeito) daquele local, isso lhe dá direito de cuidar do lugar no site do foursquare, você pode editar o endereço, o local no mapa, adicionar uma categoria no lugar, etc.

Conforme você se torna um usuário mais ativo você coleciona badges de acordo com os seus hábitos e frequência, são como pequenos troféus do jogo.

Pra quem gosta de games e competição o foursquare cria um clima saudável de disputa entre você e seus amigos, numa época que tantos reclamam de sedentarismo o foursquare incentiva as pessoas a saírem e conhecerem os lugares. Como o ranking é zerado toda semana você tem de estar em constante movimento para aparecer em destaque. A sua coleção de badges é pra sempre, então também serve pra impressionar mostrando o que você conseguiu coletar nas semanas passadas.





Quantos badges existem, como conquisto novos badges?

Existem muitos badges que são específicos de cidades e eventos, você pode encontrar uma lista bem grande 
aqui e aqui. Veja quais são aqueles possíveis de se ganhar no Brasil:

 Newbie - Você ganha no seu primeiro check-in.
 Adventurer - Faça check-ins em 10 lugares diferentes.
 Explorer - Faça check-ins em 25 lugares diferentes.
 Superstar - Faça check-ins em 50 lugares diferentes.
 Bender - Faça check-ins em 4 dias consecutivos após às 18:00.
 Crunked - Faça 4 check-ins em uma única noite, Parece que das 18:00 até as 10:00 do outro dia é considerado noite para o Foursquare, alguns usuários afirmam que precisa ser entre às 20:00 e 00:00, de qualquer maneira se você gosta de peregrinar pela madrugada vai ganhar esse badge sem muito esforço : ) 
 Local - Faça check-in no mesmo lugar 3 vezes na mesma semana.
 Superuser - Faça 30 check-ins em um mês.
 School Night - Faça check-in depois das 3:00 da manhã num dia semana.
 Photogenic - Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag "
photobooth".
 Animal House - Faça check-ins 3 lugares marcados com a tag "
frat boys".
 Overshare - Faça 10 check-ins em 12 horas.
 Ziggy's Wagon - Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag "
food truck".
 Don't Stop Believin' - Faça 3 check-ins em dias diferentes em lugares marcado com a tag "
karaoke".
 Gym Rat - Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag "
gym".
 Road Warrior - Faça 3 check-ins em lugares diferentes usando o aplicativo
Waze
 JetSetter - Faça check-ins em 3 lugares marcados com a tag "
airport".
 16 Candles - Você tem que colocar "happy birthday" junto com 5 check-ins, provavelmente os check-ins tem de ser em dias e/ou locais diferentes pois colocando os 5 em seguida eu testei e não funcionou. : ) 
 Zoetrope - Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag "
movie theater".
 Pizzaiolo - Faça 10 check-ins em lugares diferentes marcados com a tag "
pizza".
 Warhol - Faça 10 check-ins em lugares diferentes marcados com a tag "
gallery".
 Babysitter - Faça 10 check-ins em dias diferentes em lugares marcados com a tag "
playground".
 Swarm - Faça check-in em um lugar com 50 usuários de foursquare presentes.
 Super Mayor - Seja mayor de 10 lugares simultaneamente.
 I'm on a boat! - Faça check-in num lugar marcado com a tag "
boat".
 Barista - Faça 5 check-ins em diferentes lojas do 
Starbucks.

Vocês devem ter percebido que muitos badges dependem do local estar com as tags corretas, colabore com o Foursquare adicionando as tags corretas aos lugares que você frequenta. 
No site do Foursquare eles falam um pouco mais sobre isso.Como crio minha conta e atualizo o Foursquare?

Você 
cria sua conta aqui e instala o aplicativo no seu celular, tem versão para iPhone,BlackBerryAndroid e Palm, para outros aparelhos, como Nokia por exemplo (se você usa o Nokia pode atualizar o Foursquare pelo aplicativo Gravity para Symbian - dica via @lebravo), você pode acessar a versão mobile do Foursquare no seu celular.Sou uma empresa, como posso usar o foursquare?

Atualmente o 
Foursquare tem mais de 600 mil usuários ao redor do mundo que fazem400 mil checkins por dia não é um número muito grande mas são usuários engajados (principalmente em função do game) e early adopters, se eles gostam de novidades tecnológicas podem gostar de novidades no seu estabelecimento comercial também.No Brasil 55% dos checkins ainda acontecem em São Paulo, as próximas cidades no ranking são Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Niterói.

Você pode consultar no Foursquare para saber se o seu local já está cadastrado, basta 
fazer uma busca (tem uma caixa de pesquisa bem no canto superior direito da tela). Em caso negativo você pode adicionar o seu local: 





Na verdade qualquer usuário pode adicionar um local, não precisa ser o dono ou responsável, inclusive o usuário pode inventar locais como o 
Cassano conta nesse post. Se por acaso você decidir adicionar sua casa, não coloque o endereço exato e marque o local como não público.

Se no momento do cadastro você não preencher o endereço e a categoria corretamente esses dados podem ser adicionados / corrigidos posteriormente pela web. Vale lembrar que apenas quem incluiu ou o mayor (prefeito) do lugar podem alterar esses dados, a não ser que você seja um 
Superusuário (ter o badge Superuser não significa que você seja um superusuário com poderes de edição de dados). Outras coisas que apenas um Superusuário pode fazer é juntar locais repetidos.

Se é o mayor quem cuida dos dados do seu lugar no foursquare então é bom tratá-lo bem : )  . Alguns locais nos Estados Unidos oferecem promoções para os mayors ou outra pessoa que já fez um determinado número de check-ins no local. No site do deles tem uma série de 
exemplos de promoções que os estabelecimentos podem fazer no Foursquare. Se você quiser oferecer promoções oficialmente pode preencher esse formulário, quando um usuário fizer check-in próximo do seu estabelecimento ele será avisado de que tem uma promoção ali pertinho! : ) 

Algumas empresas fazem promoções maiores para estimular a visitação em suas lojas ou evento, como a 
Starbucks e a Intel que oferecem badges exclusivos. Ou ações de branding em páginas muito visitadas, como o ranking de Nova Iorque patrocinado pela Pepsi.

Se você não é um estabelecimento, mas uma personalidade, também pode se aproveitar do novo modo do Foursquare, o 
Celebrity Mode, basicamente você pode fazer checkin num local e avisar se quer avisar só seus amigos mais próximos ou todo os seus fãs. Não são todas as contas que tem fãs, esse é justamente a diferença do Celebrity Mode. A primeira cobaia é o DJ Paulo D.Sou desenvolvedor, o que posso fazer com o Foursquare
O Foursquare tem uma API, você pode baixar a documentação aqui e participar dogrupo de discussão aqui.

Na 
página de desenvolvimento tem exemplos de várias aplicações e mashups desenvolvidos com a API, algumas com o código fonte disponível. 

Algumas aplicações interessantes:
CheckoutCheckins - Mostra os lugares que você frequenta no mapa da cidade.FourWhere - Você clica no mapa e ele mostra todos os estabelecimentos (venues) e dicas próximas daquele local.Social Great - Mostra os lugares mais populares em diversas cidades, infelizmente não tem cidades brasileiras ainda.Please Rob Me - Baseado nas informações do Foursquare mostra casas vazias para serem roubadas. O aplicativo foi feito para chamar a atenção das pessoas que colocavam seu endereço completos ao criar sua casa como local no Foursquare.Estou muito preocupado com minha segurança e privacidade, que cuidados devo tomar?

Seguem algumas dicas para você usar a ferramenta, se beneficiar das vantagens dela e se sentir mais seguro, particularmente acho que a preocupação com a privacidade é um pouco exagerada, mas respeito quem pensa diferente e acredito que mesmo assim a pessoa usar o Foursquare e se beneficiar das dicas e do jogo, basta seguir as orientações abaixo:

• Não inclua a sua casa, se você insiste em fazê-lo então não coloque endereço e não adicione Casa, House ou Home no nome, nem nas categorias, nem nas tags. Isso evita que a pessoa saiba seu endereço correto através de uma busca no foursquare e evita que sua casa apareça em buscas simples por casa, house ou home.

• Dê check-ins apenas em locais públicos, movimentados e com segurança. Você ainda pode dar check-ins em outros lugares sem informar pra ninguém onde você está, basta marcar "No" na opção "Share with friends?", é o chamado check-in "off air".



• Nunca compartilhe no twitter e no facebook seus check-ins, mesmo que você tenha poucos seguidores e que sua conta no twitter seja protegida, alguém pode dar RT no twitter ou Share no Facebook e espalhar aonde você está para milhares de pessoas rapidamente.

• Dê check-ins apenas quando estiver saindo. Você pode deixar para adicionar suas dicas mais tarde, quando estiver em casa, dessa forma você colabora com o Foursquare sem correr o risco de encontrar algum amigo pentelho.

• Aceite apenas os pedidos de amizade de amigos realmente próximos, pessoas que você quer muito encontrar se estiverem perto de você.

• Não fique com seu celular dando sopa em público, se você vai passar tão rápido por um lugar que não daria tempo nem de dar check-in direito é melhor não fazer o check-in do que fazê-lo na rua e ser assaltado.

Atualmente existem diversas formas de encontrar seu endereço e vigiar seus hábitos e costumes, principalmente funcionários de serviços como os Correios, Água, Luz, Telefone e Deliverys em geral. Eles entram e saem de condomínios fechados, ficam parados horas em qualquer rua sem serem importunados. Não acredito que o Foursquare e outros aplicativos similares vão trazer mais insegurança para o seu mundo, mas como já disse anteriormente, respeito quem pensa diferente.

Espero que esse guia lhe ajude a explorar o máximo do foursquare, se você quiser
me adicionar meu usuário é interney

Fonte http://www.interney.net/?p=9771175
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquisar neste blog