quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ibope lança ferramentas para monitorar redes sociais

O Ibope Nielsen Online e o Ibope Mídia lançaram no Brasil duas ferramentas de monitoramento de comportamento do internauta nas redes sociais, o BuzzMetrics - Insights e o VídeoCensus, ambas já utilizadas pelo instituto no exterior.


A primeira delas, o BuzzMetrics - Insights, tem o objetivo de auxiliar agências de publicidades e empresas na compreensão da relação entre o consumidor e a marca nesses ambientes digitais. Para isso, a ferramenta monitora o comportamento dos usuários nas redes sociais e acompanha o conteúdo online gerado pelo consumidor, como, por exemplo, opiniões publicadas no Twitter, Facebook, fóruns e blogs, entre outros canais. Só no OrkutPublicar postagem serão acompanhados mais de 1 milhão de mensagens, diariamente.


A cobertura em língua portuguesa do BuzzMetrics é de cerca de 4,5 milhões de blogs, 70 mil fóruns e 50 milhões de comentários, segundo o Ibope.


Por meio de palavras-chave, ele mensura quem e o que se comenta, quem lê, como e quando as discussões acontecem nas redes. Assim, as empresas podem compreender a percepção do consumidor sobre marcas e produtos.


"Trata-se de uma ferramenta com uma interface de utilização muito fácil por parte das empresas. Ela foi desenvolvida justamente com o propósito de facilitar o trabalho de profissionais que não são de tecnologia".


O VídeoCensus, por sua vez, faz um trabalho semelhante ao BuzzMetrics, mas é voltado especificamente aos vídeos da web. Seu principal alvo não é a quantidade, mas sim o comportamento e a forma como o usuário consome o conteúdo deste tipo de mídia e quanto tempo ele dedica a isso.


Em março, segundo o Ibope, 24,2 milhões de brasileiros acessaram regularmente comunidades online.




Fonte:Fonte: IDG Now!





Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquisar neste blog