Corrupção da imprensa: Serra doa e banca centro de treinamento anexo à Globo, disfarçado de escola técnica



A TV Record levou ao ar neste domingo, a história do terreno invadido pela TV Globo de São Paulo que, após a denúncia, virou projeto de uma escola técnica estadual voltado ao audio-visual. Além da polêmica sobre o uso privado de um terreno público durante anos, existe todo um conflito de interesses na construção dessa escola.

A Globo, tão "boazinha", irá construir o prédio (um valor menor do que o custo do terreno), e certamente o construirá adequado a seus interesses, além de "apoiar" o projeto "pedagógico" moldando aos padrões Globais. Ao Estado de São Paulo caberá arcar com a fatia do leão ao longo do tempo: o pagamento dos professores e funcionários.

A PPP (Parceria Público Privada) até seria louvável, se não houvesse conflitos de interesses públicos com o privado.

Se essa benfeitoria fosse construída em uma área carente de escolas técnicas na periferia, não haveria grandes desconfianças. Mas, espertamente, a "escola" acabará sendo um anexo aos estúdios da Globo, um centro de treinamento da própria empresa bancado com dinheiro público.

Ali a Globo terá até "oportunidade" de "ensinar" os alunos a fazerem de graça uma parte da produção televisiva comercial.

Outra parte dos alunos poderá "estagiar" na emissora, funcionando como mão de obra barata, permitindo à Globo demitir técnicos que trabalham em regime da CLT, trocando profissionais com salários de mercado por mão de obra barata e com direitos e remuneração precários. Com uma escola ao lado, não faltará essa mão de obra barata, mesmo que o rodízio seja grande.

Como se vê, a Parceria de José Serra (PSDB/SP) com a TV Globo, tem muito de interesse privado, e pouco de interesse público em jogo.

Se José Serra (PSDB/SP) tomasse uma atitude honesta, venderia o terreno à Globo, para ela ampliar seus estúdios e construir seu centro de treinamento, bancando o custeio com dinheiro da empresa e não do contribuinte paulista. Com o dinheiro da venda do terreno em área nobre, seria suficiente para construir mais de uma escola técnica, em regiões carentes, onde realmente faria uma grande diferença transformadora.

Depois as pessoas desavisadas ainda perguntam porque as Organizações Globo querem tanto que Serra seja presidente, e fazem tanta campanha demo-tucana embutida no noticiário.


Comentários

Anônimo disse…
Vi a matéria, achei show de bola. Muito boa essa rivalidade entre as emissoras, assim ficamos sabendo dos atos ilícitos que cada uma comete. Sem contar a questão política, que pra variar, sempre tem algum envolvimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto