Conheça a História de vida e trajetória política de Jacks Dias

Jacks Dias
















Jacks Dias é filho de pioneiros. A família de sitiantes fixou-se em Londrina, no distrito de Paiquerê, e alguns anos depois foram para São Luiz, onde Jacks nasceu em 19 de fevereiro de 1964. Seu pai tornou-se comerciante e a família mudou-se para Guaravera.
Ainda adolescente ingressou no seminário da Congregação Palotina. Ao descobrir que sua verdadeira vocação não era para o sacerdócio,saiu dos palotinos e envolveu-se com os movimentos que se organizavam na Igreja Católica. Participou das comunidades eclesiais de base (CEBs) e das pastorais sociais de juventude, universitária e operária.
Através da igreja, Jacks estendeu sua atuação para o movimento popular participando de associações de moradores e, na luta pela melhoria do transporte coletivo de Londrina, ajudou a criar e atuou na União Geral de Moradores (UGM), movimento que resultou em melhorias importantes para o setor. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciou o curso de Ciências Contábeis e foi presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso.
Casou-se em 1985 e, em 1986, mudou-se para Pitanga, no centro do Paraná. Em 1987, nasceu seu filho Daniel. Como Jacks Dias filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1984, foi forte sua participação na fundação do PT em vários municípios próximos a Pitanga.
Sua atuação no movimento sindical sempre esteve relacionada aos trabalhadores de estabelecimentos bancários. Em 1987, Jacks começou a trabalhar no Bradesco e ainda no final deste ano foi contratado no Brasil S/A. Por meio de concurso público, em abril de 1988, entrou no Banestado S/A. e, um ano após, ingressou na Caixa Econômica Federal, onde é bancário até hoje.
Foi no movimento sindical bancário que atuou como dirigente sindical. Começou como delegado sindical nas agências onde trabalhou e, em 1994, se tornou dirigente do Sindicato dos Bancários de Londrina, participando da direção executiva do sindicato até 2000. Jacks ajudou ainda a criar da Fetec/Pr, onde também esteve na diretoria.
Sempre atuante no Partido dos Trabalhadores, chegou à presidência do PT em 2000 e foi coordenador da campanha vitoriosa de Nedson Micheleti. Em 2002, coordenou a campanha, em Londrina, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, em 2004, coordenou novamente a campanha de Nedson que se tornou o primeiro prefeito reeleito do município. Desde 2005 está no Diretório Estadual do PT e de 2007 a 2009 foi membro da Executiva Estadual. Com o Processo de Eleições Diretas (PED 2009), foi reeleito para o diretório estadual.
Quando Nedson assumiu a prefeitura em 2001, Jacks tornou-se seu assessor direto, em 2003, assumiu a chefia de Gabinete e, de 2005 a janeiro de 2008, foi secretário Municipal de Gestão Pública, onde otimizou todo o processo de compra, licitação e distribuição para a prefeitura.
Durante os sete anos e um mês em que esteve na administração municipal, Jacks pôde participar na realização de vários projetos, programas e obras implantadas em todas as regiões do município.
Em 2008 foi eleito vereador e, em seu mandato, sua atuação tem sido voltada a defender as políticas públicas e a seriedade no trato com a gestão pública, sempre pautado pelas mais de 200 lideranças que atuam em todas as regiões do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto