quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O IMPACTO DO TWITTER NOS NEGÓCIOS






Na medida em que o uso do Twitter se espalha, mais companhias se interessam em promover marcas,
fazer pesquisas, se relacionar com clientes e vender online. Tendo isso em vista, a revista Time publicou 
uma previsão sobre o impacto que o serviço deverá trazer para o ambiente de negócios no curto ou 
médio prazo. Os itens a seguir resumem o conteúdo dos tópicos principais da matéria.

Varejo hiperlocal - a idéia de seguir uma pizzaria pelo Twitter só soa estranha até você descobrir que 
essa é a pizzaria na esquina da sua casa. O estabelecimento poderá, obviamente, receber pedidos, 
mesmo quando você estiver saindo do trabalho ou no trânsito, para não precisar esperar pela comida, 
e não só isso. Aqueles anúncios de promoções que dependiam de panfletos impressos dão lugar a 
tuitadas, podendo informar mudanças nas horas de funcionamento, ofertas, produtos novos e eventos. 
Da mesma maneira, empresas internacionais, com presença em centenas de cidades, terão a 
oportunidade de promover a comunicação dentro de mercados locais.

Vida nova para a publicidade tradicional - quantas pessoas prestaram atenção em um outdoor e 
como elas foram impactadas por isso. Não era possível saber isso mas agora é, basta a empresa 
incorporar ao anúncio incentivos para que usuários tuitem a respeito. Por exemplo, o motorista pode 
ganhar um desconto no abastecimento se mandar uma mensagem com uma tag específica. Conforme 
aponta o artigo da Time, "se o uso do Twitter para medir essas categorias de marketing forem 
minimamente exitosas, isso poderia mudar completamente a metodologia de marketing e os 
investimentos em publicidade que empresas estão dispostas a fazer nesse tipo de mídia." E como a participação também pode acontecer pelo celular, as reações poderão ser registradas no momento em que acontecem.

Informações retiradas do livro, Manual twitter da Talk.

Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquisar neste blog