Ministros do Supremo Tribunal Federal







Carlos Ayres Britto

Indicado pelo presidente Lula em 2003. Antes de ser ministro do Supremo, foi consultor-geral do Estado de Sergipe, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas.



Cármen Lúcia

Indicada pelo presidente Lula em 2006, foi a segunda mulher a compor o STF. Ocupou o cargo de procuradora-geral do Estado durante o governo Itamar Franco em Minas (1999-2003).



Celso de Mello

Indicado pelo presidente José Sarney em 1989, é o mais antigo entre os atuais juízes do Supremo



Cézar Peluso

Indicado pelo presidente Lula em 2003, foi desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).



Ellen Gracie

Indicada por Fernando Henrique Cardoso em 2000, foi a primeira mulher a compor a Suprema Corte. Antes de assumir a vaga no STF, fez parte do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região).



Eros Grau

Indicado pelo presidente Lula em 2004, exerceu a advocacia de 1963 até ocupar o cargo no Supremo. Também foi árbitro junto à CCI (Cour Internacionale d’Arbitrage), com sede em Paris, sendo membro do Comité Français de l’Arbitrage.



Gilmar Mendes

Indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 para compor o Supremo, foi Advogado Geral da União durante a gestão FHC.



Joaquim Barbosa

Indicado pelo presidente Lula em 2003. Primeiro negro a ocupar uma cadeira no STF, fazia parte do Ministério Público Federal antes de ser nomeado.



José Antonio Dias Toffoli

Indicado pelo presidente Lula em 2009, foi advogado-geral da União e advogado do PT nas campanhas presidenciais de 2002 e 2006



Marco Aurélio Mello

Indicado em 1990 pelo presidente Fernando Collor de Melo, seu primo, foi ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) antes de assumir o cargo no Supremo.



Ricardo Lewandowski

Indicado pelo presidente Lula em 2006, ocupou cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo antes de chegar ao Supremo.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto