terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ministros do Supremo Tribunal Federal







Carlos Ayres Britto

Indicado pelo presidente Lula em 2003. Antes de ser ministro do Supremo, foi consultor-geral do Estado de Sergipe, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas.



Cármen Lúcia

Indicada pelo presidente Lula em 2006, foi a segunda mulher a compor o STF. Ocupou o cargo de procuradora-geral do Estado durante o governo Itamar Franco em Minas (1999-2003).



Celso de Mello

Indicado pelo presidente José Sarney em 1989, é o mais antigo entre os atuais juízes do Supremo



Cézar Peluso

Indicado pelo presidente Lula em 2003, foi desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).



Ellen Gracie

Indicada por Fernando Henrique Cardoso em 2000, foi a primeira mulher a compor a Suprema Corte. Antes de assumir a vaga no STF, fez parte do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região).



Eros Grau

Indicado pelo presidente Lula em 2004, exerceu a advocacia de 1963 até ocupar o cargo no Supremo. Também foi árbitro junto à CCI (Cour Internacionale d’Arbitrage), com sede em Paris, sendo membro do Comité Français de l’Arbitrage.



Gilmar Mendes

Indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 para compor o Supremo, foi Advogado Geral da União durante a gestão FHC.



Joaquim Barbosa

Indicado pelo presidente Lula em 2003. Primeiro negro a ocupar uma cadeira no STF, fazia parte do Ministério Público Federal antes de ser nomeado.



José Antonio Dias Toffoli

Indicado pelo presidente Lula em 2009, foi advogado-geral da União e advogado do PT nas campanhas presidenciais de 2002 e 2006



Marco Aurélio Mello

Indicado em 1990 pelo presidente Fernando Collor de Melo, seu primo, foi ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) antes de assumir o cargo no Supremo.



Ricardo Lewandowski

Indicado pelo presidente Lula em 2006, ocupou cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo antes de chegar ao Supremo.











Nenhum comentário:

Postagens populares

Pesquisar neste blog