APAGÃO de 99 x Blecaute em 2009

O blecaute de 2009



O Alto de Santana, região da cidade de São Paulo normalmente e no dia do apagão.


O início do blecaute se deu às 22h13min em uma subestação de energia elétrica da Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada no município de Itaberá, São Paulo por conta da queda de uma linha de transmissão devido a problemas meteorológicos, segundo o governo]. O blecaute afetou cidades de 18 estados


O Paraguai ficou sem energia por cerca de 30 minutos, a partir das 21h13min (hora de Assunção).


A maioria das cidades tiveram a energia restabelecida entre 1h e 2h da madrugada de 11 de novembro, cerca de 3 a 4 horas após o blecaute, embora tenha ocorrido variação desde 10 minutos sem luz (em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina) até mais de 7 horas de escuridão (em algumas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro).

O Apagão de 1999


Uma grande queda de energia elétrica afetou 70% do território brasileiro e parte do Paraguai na noite de quinta-feira, 11 de março de 1999. Foi considerado o maior apagão ocorrido no Brasil.


O início do blecaute se deu às 22h16min em uma subestação de energia elétrica da CESP localizada no município de Bauru, SP. Atingiu 50 milhões de pessoas em dez estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, juntamente com o Distrito Federal, o Acre, na região Norte, e parte do Paraguai. Durou 45 minutos no Rio de Janeiro, 40 no Rio Grande do Sul e 10 em Santa Catarina. Teve fim às 3h39min de sexta-feira, 12 de março de 1999, quando a energia foi restabelecida em São Paulo


No Rio Grande do Sul, o blecaute não atingiu apenas a região central do estado, que possuía geração própria de energia elétrica. As regiões Norte, com exceção do Acre, e Nordeste do Brasil também não foram atingidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico FELICIDADE

Veja o video do peixe sendo retirado da barriga de um homem em Londrina

Entrevista exclusiva com o Cascão do Trilha Sonora do Gueto