Medo: Rede Globo restringe o uso de Twitter, Orkut e Blogs.


Os artistas das Rede Globo foram pegos de surpresa no inicio da noite desta quinta-feira (10/09). A emissora soltou um comunicado interno restringindo o uso de mídias na internet, como blog, Twitter, facebook, orkut, por seus artistas contratados.

De acordo com informações da revista Veja, alguns artistas discordam da decisão da emissora. Bruno Gagliasso, contratado da Globo e twitteiro de carteirinha, atribui o veto à censura: “Amo o que faço: arte!!!Sou contra qualquer tipo de censura”. Outra twitteira assídua e artista da Globo, Fernanda Paes Leme também reclama: “Não existe Arte sem liberdade de expressão”! E Fê justifica o fato de não obedecer à sua contratante: “Blog, twitter ajudam o público a conhecer o artista por trás do personagem... eu vou continuar por AQUI”!

fonte

Cuidado Fábio Silveira... logo logo as afiliadas seguem a mesma postura !

Comentários

Fábio Silveira disse…
Ô, André: a RPC incentiva os blogues, tanto que ela abriga blogues dos seus jornalistas no seu próprio portal. Isso tudo é considerado produção de conteúdos e é disso que vive um grupo de comunicação. Agora, existe um debate interessante a esse respeito: a informação apurada com a estrutura do jornal "pertence", por assim dizer, ao jornal. Significa que ela tem que sair no jornal antes de sair no blogue ou no twitter do jornalista. Com isso eu concordo. Tanto que até uso trechos de reportagens minhas no Baixo Clero, mas só depois de publicada na edição impressa. Isso quando o material é exclusivo. Agora, se já saiu, se já vazou, solto no blog, mas tudo isso conversado com a chefia.

A propósito: o Baixo Clero, além do blogspot, também está no portal da RPC, com conteúdo praticamente idêntico.

Leia abaixo o que saiu a respeito disso, com relação à Folha de S. Paulo. Não identifico a fonte porque recebi de uma colega e não tenho o link.
Grande abraço
Fábio


Folha cria regras de conduta para jornalistas usarem blogs e redes sociais
Redação Portal IMPRENSA

O jornal Folha de S.Paulo criou regras de condutas para seus jornalistas que atuam em blogs ou no serviço de microblog Twitter. O comunicado interno, enviado esta semana, pede que os profissionais não se posicionem em favor de um candidato, partido ou campanha, e que não publiquem "furos" em suas páginas da web.

"Os profissionais que mantêm blogs ou são participantes de redes sociais e/ou do twitter devem lembrar que representam a Folha nessas plataformas, portanto devem sempre seguir os princípios do projeto editorial, evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários", diz o texto assinado pela editora-executiva do jornal, Eleonora de Lucena.

O comunicado afirma, ainda, que os profissionais "não devem colocar na rede os conteúdos de colunas e reportagens exclusivas. Esses são reservados apenas para os leitores da Folha e assinantes do UOL. Eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha".

Segundo José Roberto de Toleto, diretor do PrimaPagina e coordenador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Folha de S.Paulo é o primeiro veículo brasileiro a regular a atuação dos jornalistas em blogs e redes sociais.
Ufa... ainda bem .... sendo assim que o Baixo-Clero se perpetue como o melhor canal de informação dos bastidores politicos de Londrina!!!
Renon Junior disse…
Concordo com o Fábio. Sigo a mesma conduta.

Já tratei disso em uma postagem:
http://renonjunior.blogspot.com/2009/07/anunciantes-hora-e-agora.html

Se bem que sou praticamente um ex-blogueiro em atividade. Ultimamente estou com mais vontade de ler do que postar.

Abs,

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